Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Os equipamentos que mais consomem energia nas residências e empresas

 

O gasto com energia elétrica tem sido um grande vilão dos brasileiros, já que a conta de luz subiu mais de 50% no último ano e a previsão é de ter aumentos da ordem de 20% em 2022. A chamada inflação energética impacta diretamente no bolso do cidadão e na competividade das empresas.

 

Em muitos negócios, a conta de eletricidade se configura em um dos maiores custos de operação. No caso das residências, o gasto com energia retira o poder de compra do cidadão e pressiona o orçamento familiar.

 

Não por acaso, muitas empresas têm implementado programas de eficiência energética e campanhas de redução de consumo. E muitas residências tiveram de mudar hábitos e rotinas, justamente para reduzir o gasto com energia elétrica. Com a adoção de tais medidas, é possível reduzir em média até 20% do consumo de eletricidade.

 

De acordo com estudos e pesquisas na área de consumo de energia e desempenho de equipamentos, os maiores vilões no gasto com eletricidade nos estabelecimentos comerciais são ar-condicionado, forno elétrico, geladeira e freezer. Já nas residências, a atenção deve se voltar para chuveiro elétrico, forno elétrico, ferro de passar, ar-condicionado, geladeiras e bombas de piscina.

 

Vale ressaltar que uma das principais medidas de eficiência energética nas empresas e nas residências é a adoção da energia solar, seja com um projeto instalado no telhado ou num pequeno terreno ou seja via contratação de créditos de uma usina próxima ao local de consumo, popularmente conhecida como assinatura de energia solar.

 

Quem instala energia solar consegue acompanhar em tempo real o consumo de eletricidade, já que, no kit fotovoltaico, há equipamentos de monitoramento e telemetria.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário