Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO E A GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA!

 

 

O ano de 2019 se caracteriza por ser o primeiro, desde o inicio da década de 80, a não ter o horário de verão em seu calendário. No dia 25/04/2019, o presidente Jair Bolsonaro, em pronunciamento oficial, decidiu abolir a sistema de adiantamento de uma hora na rotina dos brasileiros.

O presidente havia anunciado em uma rede social sua decisão de acabar com o horário de verão neste ano, mas em uma cerimônia oficial fez-se valer o decreto, informando que a área técnica do Ministério de Minas e Energia apresentou estudos sobre a economia de energia gerada pelo horário de verão. Segundo Bolsonaro, “gente da área de saúde” também foi procurada para apontar como o horário de verão pode afetar o relógio biológico das pessoas. “As conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era mais pra 15h, então não tinha mais a razão de ser [da permanência do horário], não economizava mais energia; e na área de saúde, mesmo sendo uma hora apenas, mexia com o relógio biológico das pessoas”, concluiu. 

A importância do horário de verão:

O principal objetivo do horário de verão seria a redução da demanda máxima durante a hora de ponta de carga do sistema elétrico interligado, ou seja, essa é uma medida que desloca o horário de ocorrência da ponta e tem como consequência uma maior segurança e confiabilidade do sistema nas horas mais críticas para o suprimento de energia elétrica. Este fato leva a um menor carregamento de energia nas Linhas de Transmissão, nas Subestações, nos Sistemas de Distribuição, bem como nas Unidades Geradoras de energia, reduzindo o risco de não atendimento às cargas no horário de ponta - os famosos apagões - em uma época do ano em que, na maioria das regiões do país, o sistema acaba sendo submetido às mais severas condições operacionais, justamente por ser este um período de carga máxima. Trata-se de uma das ações que vai ao encontro da política preconizada através do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica PROCEL, que também está voltado ao uso racional do sistema elétrico.

"Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos anos de 2016/2017 o horário de verão gerou uma queda de 4,3% na demanda de energia, sendo equivalente aproximadamente a economia de R$159,5 milhões.”

Geração de Energia Solar no período de horário de verão:

Você sabia que a geração de energia pela luz solar pode ser até 100% consumida durante o dia, possibilidade que o excesso de energia gerada possa ser injetada na rede da concessionária? Assim geram-se créditos para consumo posterior, por exemplo, no período da noite em que o sol não está presente. Essa é a grande prova de que a geração de energia pode beneficiar o consumidor, proporcionando inclusive uma economia significativa nos horários de ponta, onde a energia é bem mais cara. 

E o cálculo para perceber realmente essa economia é super simples, a conta de energia elétrica sobe mais no verão, já que usamos mais o ar condicionado em casa, nas empresas e também indústrias. Mesmo que deixemos as luzes apagadas por mais tempo no verão, ainda assim precisamos economizar muito mais energia para nos refrescarmos, inclusive à noite. Ou seja, podemos concluir que o Brasil acaba economizando na geração de energia, mas não a ponto das pessoas sentirem uma significativa redução em suas contas mensais. Implantar o sistema fotovoltaico através de painéis solares acaba sendo um grande benefício para seus usuários, isso porque a principal matéria-prima da produção própria de energia é justamente o que se tem em abundância em nosso país: O SOL. Por isso, VEM SER WIN você também!

 

FONTES DE PESQUISA:

G1.globo.com - Dusol Engenharia - Portal São Francisco - Ourolux