Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

ONG usa garrafas pet para produção de energia solar

ONG usa garrafas pet para produção de energia solar

 

 

Seria possível produzir energia solar por meio do uso de garrafas pet? Para a Organização Não-Governamental Litro de Luz, sim. Na realidade, a ONG tem produzido lampiões e postes de iluminação carregados pela luz do sol com o uso de garrafas pet. O projeto está sendo desenvolvido para iluminar áreas periféricas do Brasil.

Tudo começa no poste de luz, que tem instalado um painel fotovoltaico responsável por captar a energia solar, uma bateria, um controlador de carga e uma garrafa PET, usada como lâmpada. Tanto a base quanto o topo do poste são feitos com canos de PVC. Um sensor de LED liga a lâmpada quando escurece. Após um dia carregando, o poste consegue produzir luz por 8 horas seguidas, em média. A solução custa entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.

Já o lampião solar é uma solução portátil. Funciona com a mesma tecnologia e com boa parte dos mesmos componentes da luz na garrafa pet. A diferença é que há um botão para que as pessoas o acendam apenas quando precisarem e pode ser usado dentro de casa, como lâmpada solar. Com uma carga de luz solar de 4 horas, o lampião tem autonomia de 12 horas.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário