Você não tem nenhum item em seu carrinho de compras.
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Como as instituições financeiras avaliam a concessão de crédito para projetos solares

Como em qualquer análise de crédito, o tomador do recurso deve apresentar certas condições para que o pedido de financiamento seja aprovado, tanto para projetos fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos quanto para quaisquer outras aquisições de produtos e serviços.

 

No caso dos projetos solares, há atualmente mais de 70 linhas de financiamento disponíveis no mercado brasileiro para os clientes finais que desejam instalar um sistema fotovoltaico. Os próprios integradores, empresas que desenvolvem projetos e instalam os equipamentos, contam com a facilidade dos distribuidores de kits que já possuem parcerias com instituições financeiras para a oferta desses créditos.

 

De todo modo, os bancos e cooperativas têm uma série de requisitos para a liberação dos recursos. A capacidade de pagamento é um deles. Para analisar se a empresa e/ou cliente final tem capacidade de honrar os compromissos assumidos, os bancos verificam os fluxos, as projeções de caixa e a renda do cliente.

 

As instituições financeiras também analisam a capacidade de liquidez, os índices de lucratividade e a rentabilidade da empresa, bem como verificam se essas companhias têm reservas suficientes para arcar com o pagamento do crédito. Por isso, os demonstrativos contábeis devem refletir com fidelidade a estrutura de capital do empreendimento. Tendo isso, aumenta a chance de aprovação.

 

Também é analisado o histórico do cliente como tomador de crédito: o proponente foi pontual no pagamento de suas dívidas no passado? O Sistema de Informações do Banco Central é consultado sobre ocorrências registradas em órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, Cadin) e em cartórios contra a empresa, os sócios e os avalistas.

 

O banco analisa as garantias oferecidas na hora do empréstimo. Assim, quanto maior for a quantidade e a qualidade das garantias disponibilizadas, o risco de a instituição recobrar os recursos emprestados aumenta, caso o solicitante não honre suas obrigações. As garantias podem ser pessoais e/ou reais.

 

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário