Você não tem nenhum item em seu carrinho de compras.
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Regiões mais frias são atrativas para instalação de energia solar? Confira a explicação

 

O Brasil é reconhecidamente um país tropical, com clima quente em praticamente todas as regiões. Por mais que existam variações de temperatura no território continental, o recurso solar é abundante de norte a sul para a geração de energia elétrica em residências, empresas e propriedades rurais com painéis fotovoltaicos.

 

Na verdade, há uma dúvida recorrente entre os consumidores finais sobre o potencial de geração de energia elétrica com painel solar em regiões consideradas mais frias. Estudos oficiais mostram, no entanto, que a média de desempenho dos geradores fotovoltaicos no Brasil é o dobro em relação aos países europeus.

 

Tais estudos revelam ainda que a região brasileira com o potencial solar mais fraco para gerar energia com painel solar, no interior de Santa Catarina, ainda possui um desempenho maior do que a melhor região na Alemanha.

 

Com isso, as usinas solares instaladas no Brasil, seja em telhados ou em pequenos terrenos, possuem uma eficiência muito maior do que países do hemisfério norte como um todo.

 

E, com maior eficiência, o consumidor consegue fazer um investimento mais modesto e ainda ter o retorno em um tempo mais curto se comparado com um projeto elaborado em qualquer cidade da Europa, por exemplo.

 

Desta forma, o uso de energia solar no Brasil é altamente atrativa e traz ganhos econômicos e ambientais para o consumidor e para a sociedade como um todo.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário