Close
Você não tem nenhum item em seu carrinho de compras.
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Projeto vai instalar 21 usinas de energia solar para substituir 80% da iluminação de prédios públicos em Hortolândia

Projeto vai instalar 21 usinas de energia solar para substituir 80% da iluminação de prédios públicos em Hortolândia

 

 

Um projeto pioneiro lançado nesta segunda-feira (11) pela Prefeitura de Hortolândia (SP) vai instalar painéis de energia solar fotovoltaica para substituir 80% da iluminação dos prédios públicos. A iniciativa faz parte de um programa de eficiência energética, que também prevê a troca da frota da administração municipal por carros elétricos.

A divulgação teve a presença do ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira. Em coletiva de imprensa, ele declarou que o projeto deve servir de referência para outros municípios brasileiros. “Não foram poucos os prefeitos municipais que me visitaram nos últimos dias destacando o projeto de Hortolândia”.

“[O programa] demonstra que o Brasil já é o grande protagonista da produção energética, especialmente por sua matriz limpa e renovável. Que os municípios reconheçam essa necessidade de dar essa eficientização à questão energética para [com a economia gerada] sobrar recurso para aplicar para educação, segurança”, completou Silveira.

Entenda o que prevê o Programa de Eficiência Energética de Hortolândia

☀️ Energia solar: uma das ações do programa é a instalação de 21 usinas fotovoltaicas em prédios públicos, como unidades de saúde, escolas e ginásios.

⚡ Substituição: segundo a Prefeitura, a energia gerada pelas estruturas equivalerá a 80% do consumo dos 199 prédios públicos do município.

💸 Economia: com a instalação, expectativa é reduzir em 10% a taxa de iluminação pública em 2024, gerando uma economia de R$ 12 milhões por ano ao município.

 

O projeto já começou a funcionar?

 

De acordo com a administração municipal, já estão em funcionamento as usinas do novo Paço Municipal, do Hospital Municipal Mário Covas e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Hortolândia.

Além disso, já foram instaladas as usinas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Professora Helena Futava Takahashi e Villagio Ghiraldelli e no Centro Integrado de Educação e Reabilitação (CIER) Romildo Pardini.

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a instalação de usinas na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Santiago, na EMEF Nova Europa e na EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Clara do Lago I, na última semana de novembro.

 

Outras ações

O programa de eficiência energética ainda prevê:

💡 Iluminação pública: o projeto instalou lâmpadas de iluminação pública de LED, controladas por um sistema inteligente de telegestão.

🚘 Frota renovável: a Prefeitura afirma que vai trocar 20 veículos movidos à combustão de sua frota por elétricos. A substituição está prevista para ser feita até março de 2024.

🔋 Abastecimento elétrico: também devem ser instalados 19 eletropostos para o carregamento de veículos movidos por energia elétrica.

Esta matéria foi publicada pelo G1. Clique aqui e confira a notícia.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário