Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Energia solar pode gerar eletricidade ou aquecer água, conheça a diferença

 

A energia solar possui inúmeras aplicações na sociedade e na vida animal, com usos bastante distintos ao longo da história de civilização. Mas basicamente podemos dividir em duas grandes áreas: produção de eletricidade e geração de calor para aquecimento.

 

Neste aspecto, ainda há muita confusão entre as duas tecnologias de energia solar. O sistema mais antigo em uso no Brasil e no mundo é o aquecimento de água por meio de painéis solares térmicos. Esses equipamentos concentram o calor do solar e transferem para uma espécie de boiler ou reservatório hídrico, onde a água é aquecida e utilizada no sistema de torneiras, chuveiros e piscinas.

 

No caso da energia solar fotovoltaica, a aplicação é bastante diferente, pois os painéis solares captam a radiação do Sol e a transformação em energia elétrica que serve para abastecer todos os pontos de consumo de eletricidade do local, incluindo geladeiras, televisões, chuveiros elétricos, ar-condicionado, computadores. etc.

 

  Nas duas aplicações da energia solar, o consumidor pode ter redução na conta de luz e controlar melhor o consumo de energia. Porém, no caso da fotovoltaica, o gasto mensal com eletricidade tem queda muito maior do que o sistema de aquecimento de água.   

 

A energia fotovoltaica é também a que mais cresce no Brasil, uma vez que a humanidade se tornou ainda mais dependente de energia elétrica com o processo de digitalização das atividades econômicas.

 

 

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário