Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Energia solar deve chegar a 34 gigawatts acumulados no País em 2023

Energia solar deve chegar a 34 gigawatts acumulados no País em 2023

 

 

De acordo com as projeções divulgadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar, tanto das usinas de grande porte quando dos pequenos sistemas em telhados e terrenos, deve atingir um total acumulado de mais 34 gigawatts (GW) em 2023, o equivalente a quase duas e meia usinas de Itaipu e que representam um crescimento de mais de 52% sobre a potência solar atual do País.

A divulgação das projeções marca uma nova tradição da entidade de trazer os dados no Encontro Nacional ABSOLAR, principal congresso do setor solar no Brasil, realizado sempre no mês de dezembro, que reúne autoridades públicas, empresários, consultores, especialistas e agentes ligados ao setor elétrico, para um debate sobre o futuro da energia solar no País e no mundo.

Pela análise da ABSOLAR, em 2023 serão adicionados mais de 10 GW de potência instalada. Até o final do próximo ano, as perspectivas são de que o setor terá gerado 1 milhão de empregos no Brasil desde 2012, distribuídos entre todos os elos produtivos do setor e em todas as regiões do País. Os investimentos acumulados devem chegar a R$ 170,9 bilhões, com mais de R$ 53,8 bilhões em arrecadação de tributos públicos.

Dos 34 GW totais, 21,6 GW serão provenientes de pequenos e médios sistemas instalados pelos consumidores nas residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, enquanto os 12,4 GW estarão em grandes usinas solares.

As projeções foram feitas com base em um cenário conservador, considerando fatores macroeconômicos, como câmbio e inflação, as mudanças de governos federal e estaduais, os efeitos das políticas energéticas, tais como a Lei nº 14.300/2022 e possíveis consequências da modernização do setor elétrico, os desafios de disponibilidade de profissionais e maquinários civis, a possibilidade de novos incentivos para as fontes renováveis no País, entre outros.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário