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Como a energia solar pode impulsionar a mobilidade elétrica

 

A mobilidade elétrica não é apenas um termo da moda. Trata-se de um conceito que se insere nos esforços implementados por governos e órgãos privados no sentido de consolidar a chamada economia verde por meio da descarbonização das atividades econômicas.

 

Nesse sentido, os veículos elétricos têm ganhado cada vez mais força e presença na sociedade, tanto em automóveis convencionais e frotas de transporte público quanto nos meios de locomoção a partir de bicicletas e patinetes.

 

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de modelos eletrificados (EVs) no Brasil tiveram o melhor mês de fevereiro da série histórica da entidade, com 3.435 emplacamentos. Esse número equivale a um aumento de 147% sobre fevereiro de 2021 (1.389) e de 34% sobre janeiro de 2022 (2.558).

 

Em 2021, as vendas totais de EVs foram de 34.990 unidades, incluindo os híbridos, ou seja, 1,8% do total, com base no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Atualmente, há 79,8 mil deles em circulação no país, entre automóveis, utilitários e veículos comerciais leves. Esse dado não inclui ônibus, caminhões e veículos levíssimos.

 

Enquanto o alto custo dos combustíveis estimulam a aquisição de veículos elétricos, a energia elétrica utilizada para abastecimento das baterias pode ser ainda mais bem utilizada com a combinação de sistemas fotovoltaicos.

 

Portanto, qualquer ponto de recarga, seja residencial ou comercial, como shoppings e postos de combustíveis, pode se beneficiar de uma energia limpa, renovável e barata, tornando ainda mais sustentável a mobilidade elétrica no Brasil.

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