Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Brasil participará de aliança internacional de energia solar

Brasil participará de aliança internacional de energia solar

 

 

 

Esta matéria foi publicada por Carlos Eduardo Bafutto, do R7. Clique aqui e confira a matéria.

O Congresso Nacional promulgou, nesta quinta-feira (20), um decreto legislativo que aprova a participação do Brasil na Aliança Solar Internacional, assinada pelo Brasil, na Índia, em 2016. O tratado estabelece uma parceria internacional em prol da difusão da energia solar, por meio de cooperação e troca de informações sobre o tema. Cada país-membro deve também designar um representante para atuar na aliança. 

A iniciativa, sediada na Índia, tem o objetivo de disponibilizar mais de 1.000 gigawatts de energia solar e movimentar mais de US$ 1 bilhão até 2030. A participação do Brasil foi validada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, no Senado, em setembro deste ano. 

A iniciativa foi apresentada pela Índia e França na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21), em dezembro de 2015, em Paris. Em 2017, o acordo entrou em vigor. O acordo já foi assinado por 102 países, a maioria deles de clima tropical e, portanto, que contam com vasta incidência de luz solar. 

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário