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As quatro etapas cruciais para instalar energia solar em uma empresa

As quatro etapas cruciais para instalar energia solar em uma empresa

 

 

Motivados pelo prazo de isenção de encargos da Lei 14300, o marco legal da geração distribuída, muitos consumidores têm buscado fazer a instalação do projeto fotovoltaico em suas residências e empresas. Confira abaixo quatro etapas importantes para uma companhia que deseja colocar painéis solares em seu estabelecimento.

 

1) Escolha de fornecedores

Antes de investir na geração própria de energia, é importante o responsável pela empresa pesquisar profundamente sobre possíveis fornecedores, também chamados de integradores – e se assegurar de contratar companhias com histórico favorável de atendimento ao cliente. Além disso, é importante também entender o próprio perfil de consumo de energia elétrica (informação disponível na conta de luz) e as condições físicas do local da instalação. Todos esses pontos devem ser discutidos com a empresa responsável pela instalação.

 Assim, os fatores chave para o sucesso no uso de energia solar são a contratação de um fornecedor qualificado, o uso de equipamentos de qualidade, além do correto dimensionamento da usina (ou seja, equacionar o sistema para melhor aproveitamento de acordo com a área disponível, sombreamento eventualmente existente no local e perfil de consumo).

 

2) Entender o que fazem os fornecedores

Empresas integradoras ou instaladoras de sistemas de energia solar fotovoltaica são especializadas em desenvolver projetos, parcerias com fornecedores de equipamentos e instalar sistemas de energia solar em casas, comércios e indústrias, ou seja, fornecendo uma solução completa para o cliente final, desde a elaboração do projeto técnico, compra de equipamentos, instalação e homologação do sistema junto às concessionárias locais.

 Basicamente, são empresas de serviços que realizam todas as etapas para instalação de sistemas fotovoltaicos, como:

  • vistoria do local de instalação;
  • dimensionamento do sistema que mais se adequa aos padrões de consumo do cliente;
  • elaboração do projeto de engenharia
  • compra de equipamentos
  • gestão de fornecedores
  • contratação de mão de obra
  • homologação do projeto junto à distribuidora de energia.

 

3) Conhecer o consumo e dimensionamento do projeto

Antes de contratar um sistema de geração distribuída (GD) baseado em energia solar é fundamental o gestor ter clareza com relação ao consumo energético mensal ou anual do negócio. Assim, será possível para a empresa contratada dimensionar o sistema de forma adequada e realista do nível de investimento necessário para viabilizar esse sistema fotovoltaico, ou seja, ter clareza com relação ao potencial de economia e retorno de investimento proporcionado pelo contrato.

É importante o consumidor fornecer informações capazes de sustentar uma análise de viabilidade. O objetivo será indicar, entre outras questões, qual será o melhor local de instalação do sistema, seja sobre telhado do edifício ou prédio deste consumidor ou sobre o solo em uma área anexa ou eventualmente um modelo baseado em geração remota localizada em uma mesma área de concessão em que se encontra o consumidor. Há diferentes modelos disponíveis para se viabilizar esse sistema de geração de energia, capazes de trazerem diferentes condições de retorno e benefícios.

O dimensionamento adequado desse novo sistema tende a garantir com realismo o consumo de energia de forma a proporcionar a melhor condição de retorno de investimento. Uma instalação bem executada, aliada à escolha de um fornecedor integrador eficiente, com boas referências técnicas, é fundamental para o sucesso de uma instalação remota ou junto do edifício.

 

4) Verificar a qualidade dos equipamentos/produtos

A qualidade dos equipamentos deve atender às exigências do projeto (durabilidade, capacidade de produção, acabamento etc.). Isso porque o produto utilizado deve contar com a garantia estipulada, evitar o retrabalho e não causar prejuízos.

Os serviços e produtos oferecidos pelo fornecedor precisam aliar qualidade e preço. Ou seja, oferecer um bom custo-benefício e valores compatíveis com o mercado.

Comentários
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12/12/2022 19:30
Muito bom mesmo o esclarecimento