Você não tem nenhum item em seu carrinho de compras.
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

A importância da energia solar em sistemas isolado de regiões remotas

 

Embora o Brasil apresente um crescimento exponencial das fontes renováveis na matriz elétrica nos últimos anos, há ainda muitas regiões remotas que ainda dependem de geradores a diesel para o suprimento de energia, sobretudo em comunidades ribeirinhas e mais afastadas dos centros urbanos.

 

A maior parte dessas localidades está na região Norte, nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, além do arquipélago de Fernando de Noronha e alguns locais no Mato Grosso.

 

Porém, a existência de sistemas isolados dependentes da geração a diesel traz uma perspectiva de grandes oportunidades para o mercado de energia solar combinada com armazenamento por baterias.

 

Fato é que a geração por fontes renováveis, como a solar fotovoltaica, aliada ao armazenamento, poder trazer uma alternativa mais sustentável do ponto de vista econômico e ambiental para esses lugares.

 

Uma das vantagens é a redução de preço das baterias de lítio, alterações no modelo tarifário brasileiro e o aprimoramento da tecnologia de armazenamento. Ocorre com as baterias de lítio o mesmo que ocorreu com a energia solar no passado: uma tecnologia desconhecida para muitos, com um preço que ainda não cabia em todos os projetos. Mas a redução de custos já está acontecendo.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário