Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Mitos e Verdades Sobre Baterias Estacionárias para Sistemas Solares

 

 

A energia solar vem conquistando cada vez mais espaço como uma alternativa viável e sustentável para suprir as necessidades energéticas das residências. No entanto, existem muitos mitos e verdades sobre a utilização de baterias estacionárias nestes sistemas. Vamos desvendar alguns deles.

O que são Baterias Estacionárias? As baterias estacionárias são aquelas aplicadas tipicamente em funções que demandam corrente elétrica moderada por longos períodos. Elas são projetadas para suportar períodos maiores de descarga, duram mais tempo e se adequam ao uso nos sistemas solares fotovoltaicos.

Mitos e Verdades

Mito: Baterias estacionárias produzem energia.

Verdade: As baterias estacionárias não produzem nenhum tipo de energia. Sua função é de acúmulo. Elas armazenam o excesso de energia produzido pelos painéis solares durante o dia, aproveitando dessa luz mesmo quando não há luz solar direta.

Mito: Qualquer bateria pode ser usada em sistemas solares.

Verdade: Para utilização em sistemas de energia solar fotovoltaicos, as mais recomendadas são as baterias estacionárias. Existem diferentes tecnologias de baterias estacionárias, como baterias de chumbo-ácido (por exemplo: OPzS e OPzV, bateria de gel, selada, AGM e outras) ou baterias de lítio ferro-fosfato (LFP).

Mito: As baterias de lítio de carro elétrico funcionam apenas em movimento.

Verdade: As baterias de carros elétricos podem funcionar tanto em movimento quanto quando o veículo está parado ou desligado. Elas são projetadas para fornecer energia ao motor elétrico do carro, bem como para alimentar sistemas auxiliares quando o veículo está em funcionamento. No entanto, também podem ser usadas para alimentar sistemas elétricos quando o carro está parado, como ar-condicionado.

Mito: Todas as baterias de lítio são iguais.

Verdade: No quesito segurança, para quem utiliza sistemas de energia solar, as baterias de lítio NMC são menos seguras que as baterias de lítio ferro fosfato (LFP), já que o óxido de lítio-níquel manganês-cobalto traz menor estabilidade térmica.

Mito: Baterias automotivas podem ser usadas para energia solar.

Verdade: Baterias estacionárias (incluindo chumbo-ácido e lítio) são as mais indicadas para sistemas de energia solar fotovoltaica, considerando o custo-benefício de fornecer a energia necessária por um custo mais baixo e com vida útil satisfatória.

Mito: Todas as baterias solares são iguais.

Verdade: As baterias para energia solar, que também podem ser chamadas de acumuladores, são as baterias utilizadas nos sistemas fotovoltaicos para armazenar energia. Com elas, é possível oferecer eletricidade ao usuário em momentos em que não há geração de energia solar nos sistemas Off Grid (durante a noite, por exemplo).

Texto escrito por Lucas Monteiro, Coordenador Técnico da WIN.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário