Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Consultoria divulga volume de energia solar e eólica negociada no mercado livre

 

Estudo divulgado este mês pela consultoria CELA (Clean Energy Latin America) indica que o volume de energia contratada no Ambiente de Contratação Livre (ACL) no Brasil em 2022, o chamado mercado livre de energia, caiu 30% na comparação com o montante negociado no exercício anterior.

Segundo a consultoria, esta queda está ligada à diminuição nos preços da energia de curto prazo, aumento nas taxas de juros e elevação do CAPEX (investimentos de implantação de projetos) nos empreendimentos de geração centralizada com as fontes renováveis, o que retraiu a contratação de energia no longo prazo no ambiente livre.

Apesar deste cenário, o segmento registrou um número maior de contratos no período, saltando de 15 PPAs (Power Purchase Agreement, que são contratos de longo prazo entre consumidores e geradores de energia renovável que comercializam no mercado livre) assinados em 2021 para 22 PPAs celebrados em 2022, que equivalem a 516 megawatts médios (MW médios) contratados.

A CELA é uma butique de investimentos que presta assessoria financeira e consultoria estratégica a empresas e investidores do setor de energia renovável na América Latina. É especializada nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica, armazenamento de energia e hidrogênio verde.

 

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário