Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

ALERJ aprova Projeto de Lei que amplia isenção do ICMS para geração distribuída

 

 

Acaba de ser aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) o Projeto de Lei nº 6501/2022, que propõe prorrogar para 2032 a isenção do ICMS na tarifa de energia da geração distribuída no estado fluminense. O texto segue agora para a sanção do governador.

Na prática, o PL, de autoria do deputado André Ceciliano, estabelece uma mudança na Lei Estadual 8922/2020, que garante o benefício para a geração distribuída somente até a data de 31 de dezembro deste ano. Quando sancionado, os consumidores com geração distribuída terão por mais dez anos a isenção do ICMS, equiparando assim com a legislação adotada em Minas Gerais, estado referência no Brasil e líder em geração distribuída.

A medida pode trazer avanços significativos no desenvolvimento da geração própria de energia solar em todo o estado. O Rio de Janeiro possui atualmente 70 mil conexões operacionais de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos. A região conta com 607,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio de Janeiro a atração de mais de R$ 3,3 bilhões em investimentos, a geração de 18,2 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,1 bilhão aos cofres públicos.

Atualmente, são mais de 81,4 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica com o uso da geração própria de energia solar.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário