A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Associação da Indústria Fotovoltaica da China (China Photovoltaic Industry Association – CPIA) assinaram acordo de cooperação para fortalecimento do mercado bilateral entre Brasil e China para incentivar a criação de novas oportunidades para o setor solar fotovoltaico nos dois países.
A parceria promoverá novas possibilidades para o uso da tecnologia solar fotovoltaica, a partir de ações de conscientização e educação, aprimoramento de políticas públicas e regulamentações, construção de incentivos, padronização de bens e serviços, capacitação e geração de empregos, divulgação de conteúdos e informações, networking entre associados de cada entidade, colaboração mútua em atividades, reuniões e eventos.
Para o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, o acordo estratégico representa um importante passo para o setor, aproximando o mercado e os empreendedores brasileiros da China, país que é atualmente o principal fornecedor e consumidor de energia solar fotovoltaica do mundo.
“A articulação entre ABSOLAR e CPIA possibilitará a construção de um canal de comunicação direta para o intercâmbio de informações e experiências, o compartilhamento de boas práticas e políticas de sucesso, bem como a mitigação de possíveis desafios comerciais ou logísticos de nossos associados”, comenta Sauaia.
Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a parceira vai proporcionar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de novos negócios entre Brasil e China no mercado solar.
“O acordo entre a ABSOLAR e CPIA reforça as ações de cada entidade, com espaço para novas sinergias em prol do crescimento da energia solar em seus mercados nacionais”, destaca Koloszuk. “A China é referência mundial no desenvolvimento da tecnologia solar fotovoltaica no mundo e a fonte solar possui um potencial imenso de geração de emprego e renda, atração de investimentos e proteção do meio ambiente”, conclui.